Publicações

Veja algumas publicações e artigos feitos ou selecionados por nossos profissionais..

Vicente Romero
Novembro 2022

Ofertas na Black Friday exige cuidado por parte do consumidor, alerta advogado do Vicente Romero

Mais de 700 reclamações foram registradas no Procon-SP em 2021

Por Victor Grieger

A Black Friday 2022, evento do comércio varejista caracterizado por descontos e ofertas, começa, oficialmente, nesta sexta-feira, dia 25, em todo o Brasil, e exige cuidado dobrado dos consumidores que pretendem ir às compras, tanto em lojas físicas quanto pela internet.

“A recomendação é que os consumidores tomem cuidado antes da compra. A dica também vale para a hora do pagamento. É importante que eles saibam de seus direitos, como o de arrependimento após o recebimento do produto, no prazo de sete dias, após aquisição ou entrega do produto, por exemplo”, explica o sócio-fundador do Vicente Romero Advogados, Lucas Vicente Romero.

Números da Fundação Procon-SP, instituição vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, revelam que mais de 700 reclamações foram registradas na Black Friday do ano passado. A maioria delas está relacionada a atraso ou não entrega do produto, cancelamento de pedidos, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço.

“O artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor diz que, se o fornecedor se negar a cumprir a oferta ou a publicidade feita, o consumidor poderá forçá-lo a cumprir”, alerta. Em casos como esse, o cliente tem a opção de aceitar outro produto equivalente ou, até mesmo, rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada e com valores atualizados", recomenda o advogado.

Dinheirama
A crise sanitária no início de 2020 acelerou o processo de digitalização do consumo, mostra pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Naquele ano, as vendas na Black Friday movimentaram R$ 4,10 bilhões, avançando 13,2% em relação a 2019. No ano passado, o aumento foi de 1,7%.

“No caso do e-commerce, as pessoas precisam prestar atenção se o site que se deseja comprar é confiável e sempre desconfiar de descontos muito grandes ou atrativos. É interessante estar atento aos caminhos usados para a pesquisa desse endereço eletrônico e sempre dar preferência às páginas oficiais. Evitar clicar em links enviados por e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas podem evitar dores de cabeça lá na frente”, alerta Lucas.   

Programada para começar na semana da Copa do Catar, a Black Friday deste ano deverá gerar movimentação recorde, de R$ 4,2 bilhões, a maior desde a incorporação da data ao calendário do varejo nacional, no ano de 2010. A expectativa é que o faturamento seja 1,1% maior que o contabilizado no ano passado, descontada a inflação, aponta a CNC.