Publicações
Veja algumas publicações e artigos feitos ou selecionados por nossos profissionais..
Compras online podem crescer 2% no 3º trimestre de 2022, aponta NielsenIQ
Especialista em direito digital do Vicente Romero Advogados dá dicas de como evitar cair em golpes no e-commerce
Victor Grieger
O e-commerce (compras online) deve registrar um aumento de 2% no terceiro trimestre de 2022, na comparação com o ano passado. É o que mostra pesquisa da NielsenIQ divulgada no fim de julho e que consultou 2 mil pessoas em todo o Brasil.
O estudo revela que, além dos presentes, os consumidores mostraram maior interesse em itens das categorias "Alimentos e bebidas" e "Perfumaria e Cosméticos" - juntas, representaram 57% da intenção de consumo dos participantes.
O levantamento revela, ainda, que 91% dos brasileiros consultados responderam que pretendem fazer compras pela internet de julho a setembro deste ano. "Esse porcentual revela bem a intenção e a dinâmica de compra da população e é bastante expressivo. Além disso, suscita a necessidade de cuidados no momento da aquisição de bens e serviços", lembra o sócio-fundador do Vicente Romero Advogados, Lucas Vicente Romero.
O especialista em direito digital alerta para a importância do consumidor se atentar para detalhes específicos, na tentativa de evitar que caia em golpes digitais, como comprar em sites confiáveis, fazer pesquisa prévia dos endereços eletrônicos.
O advogado acrescenta que evitar o acesso a links que direcionam o comprador a um marketplace, buscar o site de compra de maneira direta ou recorrer a uma plataforma de pesquisa confiável são estratégias que também evitam que o consumidor tenha experiências. “Se mesmo adotando todas as medidas, o comprador cair em golpes, a orientação é sempre procurar um advogado especialista de confiança que possa orientá-lo o que fazer, conforme a situação apresentada”, conclui.